segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Natal com corações de tecidos



Adoro motivos country, coisas da roça e da fazenda!!  E escolhi esse tema para a minha árvore de Natal.
Tenho uns anjinhos que comprei em Serra Negra e ao invés de utilizar bolas de Natal dei preferência pelos corações feitos com tecido.
Faça um molde de coração num papel ou papelão e risque nos tecidos de sua preferência. Corte com a tesoura e costure-os na máquina. Não esqueça de deixar um pedaço aberto para colocar a manta acrílica ou enchimento. Você também pode fazer um alinhavo ou caseado. 
Escolhi tecido xadrez para combinar com os laços e outro imitando jeans para quebrar um pouco do vermelho e realçar  os outros enfeites, além de dar um efeito super bonito.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Decore os corações com um laço.
A imagem pode conter: comida
Utilizei uma fita rústica e uma pérola.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Após a produção dos enfeites é hora de montar a árvore personalizada!

A imagem pode conter: planta, flor, atividades ao ar livre e natureza
Feliz Natal!





Floco de neve em crochê

A cada ano gosto de mudar algum detalhe na decoração da minha árvore de Natal. Neste ano resolvi investir nos tecidos e crochê.
Em busca de inspiração e encontrei lindos flocos de neve feitos de crochê na internet. 



Escolhi o motivo acima, por ser mais delicado, simples e por combinar com os outros enfeites da árvore. Para ficar mais firme, já que optei por não colocar fitinha para pendurar, coloquei endurecedor para tecido da Acrilex. Basta seguir as instruções da embalagem. 
Você também pode, se quiser, utilizar a cola branca dissolvida em um pouco de água ou ainda fazer uma goma com amido de milho. 
Resultado de imagem para endurecedor de croche acrilex

A receita da goma caseira é simples. Você vai precisar de 2 copos de água e 2 colheres de amido de milho. Faça um mingau com esses ingredientes no fogo. Depois de pronto e quando estiver morno mergulhe o trabalho em crochê na goma, até que você perceba que a goma incorporou todo o trabalho.
Depois retire-o sem ser necessário torcer, Com a mão retire o excesso da goma e coloque numa superfície lisa para secar.
Existem outros produtos para engomar seus trabalhos, Procure o de sua preferência.

A imagem pode conter: planta, flor, natureza e atividades ao ar livre
O realce do floco de neve feito na linha branca em crochê realça e combina com as cores vermelha e verde da sua árvore.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

"Eu vejo a vida melhor no futuro!!" 


Este trecho da música de Lulu Santos tem muita relação com o momento que vou descrever. A canção tem como título o nome de um filme conhecido e famoso "Tempos Modernos" de Charles Chaplin que conta a história de um operário jovem que trabalha numa fábrica onde sua função é apertar parafusos. De tanto apertar parafuso, o operário tem problemas de saúde e é internado num hospital.  

E no meio dessa eterna ameça de estafa que a vida moderna nos impõe, bem retratado no filme, na semana passada dei entrada na minha aposentadoria. Resolvi que era hora de iniciar um projeto de longa data: trabalhar com artesanato.

Sou do tempo em que as famílias se reuniam na sala, na cozinha, na varanda ou no quintal para conversar e mostrar suas receitas de culinária e seus artesanatos, afinal não tínhamos TV a cabo, computadores e celulares. Entre agulhas e linhas de bordados me chamou a atenção o crochê. Inicialmente foi minha tia quem me ensinou essa arte, depois minha avó também deu sua contribuição.
A partir daí tudo que é relacionado ao artesanato me encanta e me seduz. 

E o futuro chegou. Assim como no filme de Chaplin, a tecnologia vem sugando o nosso tempo e eu vejo, cada vez mais, a necessidade de nos encantarmos pelas coisas mais simples da vida: a família reunida, a preparação da comida, troca de receitas, os "causos", a discussão da política, tias e avós mostrando suas habilidades manuais.

 Agora, é a minha vez!!


"... Hoje o tempo voa, amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
Não há tempo que volte, amor
Vamos viver tudo que há pra viver
Vamos nos permitir..."